HISTORIANET

Notícias

Ferrovias Brasileiras

Revista traz reflexão sobre história das ferrovias brasileiras

Revista de História da Biblioteca Nacional traz uma viagem pelos trens brasileiros: do charme dos tempos passados ao pesadelo dos dias atuais.

 
 
Ferrovia: do charme ao pesadelo. É com esse dossiê de capa que a edição de fevereiro da Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) pretende chamar atenção para a trajetória dos trens brasileiros até os dias atuais. Eles, que outrora chegaram a ser sinônimo de glamour e elegância, hoje sobrevivem a duras penas no ambiente urbano.

– Assalto, arrastão e até gente baleada – diz a diarista Alucilene dos Santos, em entrevista à revista, citando o que já presenciou no trajeto de trem que precisa fazer todos os dias de Japeri à Estação Pedro II, a conhecida Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ela conta que se submete aos riscos porque julga ser a melhor forma de se locomover de forma mais rápida e por um preço mais acessível. E assim como Jucilene, com certeza, existem muitos outros brasileiros que lotam os trens metropolitanos pelo mesmo motivo.

Enquanto isso, nas ferrovias interestaduais, quando os trens não transportam cargas ou estão desativados (a malha ferroviária chegou a ter 37 mil quilômetros em 1950 e hoje cerca de sete mil estão sem funcionar), eles transportam turistas que buscam luxo e conforto regados por paisagens exuberantes. Uma viagem em uma das linhas mais famosas, que faz o percurso da cidade de Curitiba até Morretes, chega a custar R$ 270 por pessoa. Outra que liga as cidades de Campo Grande e Miranda, no Mato Grosso do Sul, não faz por menos de R$ 400.

            Difícil imaginar nos dias de hoje que durante quase um século antes da popularização do automóvel, que se deu por volta de 1960, os trens reinaram absolutos transportando pessoas e cargas a velocidades antes inimagináveis. Cortavam matas, ligavam cidades, escoavam riquezas como a do café, levavam presidentes, trabalhadores e artistas.

Hoje, sabe-se que poucas pessoas trocariam o conforto de um carro ou a rapidez de um avião por uma aventura de trem. A grande esperança para um provável retorno das viagens sobre trilhos está na construção do trem de alta velocidade, o chamado trem-bala, que, com um investimento orçado em R$ 34,6 milhões, ligará as duas maiores capitais do país: Rio de Janeiro e São Paulo. Ao justificar o projeto audacioso e questionado pela equipe de reportagem da RHBN sobre o porquê de realizá-lo quando ainda existem tantas ferrovias subaproveitadas no país, o diretor de Infra-estrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Geraldo Lourenço, explica:

– O volume de passageiros que há entre as duas cidades justifica a implantação do trem-bala – considera.

Se isso será suficiente para vencer a força comercial dos automóveis e a das viagens aéreas ninguém sabe, mas é essa a reflexão que o dossiê da revista quer provocar. Este mês de fevereiro nas bancas.

 A revista – Desde o seu lançamento em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidos pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional. Sua linguagem e apresentação agradável conquistaram um público abrangente independentemente de formação educacional ou área de atuação profissional. Única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil, a RHBN é distribuída mensalmente nas bancas de todo o país e pode ser assinada. O conteúdo integral de todas as edições da revista também pode ser acessado no endereço http://www.revistadehistoria.com.br.

 


 

Pesquisar em
1132 conteúdos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

Livros

O capitalismo como religião

apresenta um recorrido por ensaios do filósofo Walter Benjamin, organizado e int

Notícias

Série refaz a trajetória de líderes da Segunda Guerra

'Guerras Mundiais', que estreia no History Channel, mostra a participação de Hit

Notícias

Vou passar no ENEM

Acompanhe as orientações e dicas para enfrenar esse desafio

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET