HISTORIANET

Vestibulares

FATEC 99

A prova de História do vestibular da FATEC manteve o padrão tradicional, possibilitando considera-la como de nível médio. Em seus 12 testes não encontramos afirmações polêmicas ou que exijam do candidato uma análise crítica da História
As questões apresentadas trataram de fatos ou temas específicos, não há novidades como história comparada ou temática, nem mesmo questões que tratem de aspectos culturais, porém exageraram no teste número 2 ( Veja a seguir) que trata da organização dos Incas na América Pré Colombiana.

A distribuição das questões pelos temas ou cronologia no entanto merece destaque:

5 questões de História Geral, 4 questões de História do Brasil, 3 questões de História da América, confirmando a nova tendência dos vestibulares no que toca à América Espanhola.

É importante notar que 5 questões trataram de fatos ou movimentos do século XX.

Chama a atenção o destaque dado a assuntos considerados "da moda", como a Conjuração Baiana, que completou dois séculos, a Expansão Marítima, dado os 500 anos de descobrimento e a implantação da ditadura de Pinochet no Chile, devido a detenção do general na Inglaterra



VEJA A PROVA e o GABARITO:

1. A expansão romana pelo Mar Mediterrâneo gerou importantes transformações políticas, econômicas e sociais. Dentre elas temos:

a) fortalecimento da família; desenvolvimento das atividades agropastoris; grande afluxo de riquezas, provenientes das conquistas.
b) aumento do trabalho livre; maior concentração populacional nos campos e enriquecimento da elite patrícia.
c) influência bastante grande da cultura grega; domínio político dos plebeus; grande moralização dos costumes.
d) fim do trabalho escravo; concentração da plebe no campo; domínio político dos militares.
e) grande número de escravos; predomínio do comércio; êxodo rural, gerando o empobrecimento da plebe.


2. Na América, desenvolveram-se sociedades que deram origem a grandes civilizações; é o caso da civilização Inca. Sobre ela podemos afirmar que:

a) os incas eram governados por um rei, que tinha como função principal comandar o exército; daí receber o título de "senhor dos guerreiros", comprometendo-se a ser responsável com os deuses e seu povo.
b) entre os incas, qualquer indivíduo, por mais humilde que fosse, poderia chegar a pertencer às classes mais altas, desde que tivesse mostrado bravura e valentia numa batalha.
c) Tenochtitlãn, sua principal cidade, foi construída numa pequena ilha, do lago Texcoco, na qual ao invés de estradas usavam-se canais como via de comunicação.
d) o predomínio social nessa civilização cabia a uma elite militar e sacerdotal, de caráter hereditário, comandada pelo Halach Uinic, responsável pela administração e cobrança de impostos.
e) os incas criaram um sistema de produção agrícola que garantia a sobrevivência da população, graças a um sistema de divisão das terras cultiváveis em três tipos: terra do Deus Sol, terra do Inca e a terra dos camponeses.


3. Considere as seguintes afirmações.

I. Com a descoberta do caminho para as Índias, contornando a África, Portugal passou a dominar o comércio de especiarias, beneficiando a burguesia.
II. Enquanto os portugueses exploravam a costa africana e descobriam o caminho para as Índias, os espanhóis, na audaciosa viagem de Colombo, tinham por objetivo atingir a China através do Atlântico.
III. O plano de Cristóvão Colombo para atingir as Índias consistia em chegar a oeste viajando no sentido leste.
IV. Entre 1497 e 1498, Vasco da Gama completou a epopéia marítima portuguesa, aportando em Calicute, nas Índias.
Dessas afirmações,

a) somente uma está correta.
b) somente duas estão corretas.
c) somente três estão corretas.
d) todas estão corretas.
e) nenhuma está correta.


4. "Animai-vos povo bahiense!"
Na manhã de 12 de agosto de 1798 as paredes das igrejas de Salvador, a antiga capital, apareceram com manuscritos que diziam: "Está para chegar o tempo em que todos seremos irmãos, o tempo em que todos seremos iguais"

(Màrio Schmidt, Nova Crítica do Brasil 500 anos de História Malcontada)


O movimento citado teve como objetivo fundamental a independência nacional, foi liderado pelas camadas médias e populares e caracterizou-se por propostas
sociais radicais.

A influência externa mais destacada, a influência ideológica e a causa local desse movimento foram, respectivamente

a) Revolução Francesa; Iluminismo; crise abastecimento.
b) Independência Americana; Iluminismo; crise abastecimento.
c) Revolução Francesa; Liberalismo; crise abastecimento.
d) Independência Americana; lluminismo; crise mineração.
e) Revolução Francesa; lluminismo; crise mineração.


5. O sucesso dos movimentos de independência na América Espanhola pode ser atribuído

a) ao apoio militar emprestado pela Inglaterra à organização de milícias indígenas;
b) à atuação do alto clero, descontente com as atitudes da Metrópole;
c) à unidade entre "criollos" e "chapetones", que se constituíram em força decisiva enquanto oposição ao governo espanhol.
d) às constantes rebeliões de escravos negros que desmoralizavam a administração espanhola.
e) à insatisfação crescente dos propdetários coloniais com as restrições do Pacto Colonial.


6. Sobre as relações económicas entre a Inglaterra e o Brasil, durante o II Reinado, particularmente após 1860, podemos afirmar:

a) o Brasil, visando a fomentar nossa indústria, adotou uma política protecionista que acabou com a importação de produtos britânicos.
b) a Inglaterra, em virtude da persistência da escravidão, recusava-se a fornecer financiamentos à nossa indústria, restringindo-os apenas à indústria têxtil.
c) existia uma nítida influência da Inglaterra sobre o Brasil durante essa fase, pois, além dos empréstimos públicos concedidos por ela, havia também o predomínio das manufaturas e investimentos britânicos aqui.
d) ocorreu um desequilíbrio da Balança de Comércio, até então altamente favorável ao Brasil, pois a Inglaterra deixou de exportar e passou a importar grande quantidade de nossos produtos.
e) ocorreu uma forte crise na lavoura brasileira e na indústria nacional, pois o governo inglês, em represália à política protecionista aqui adotada, restringiu o crédito ao nosso país.


7. O marechal Floriano Peixoto, em sua política econômico financeira,

a) orientou-se no sentido de apoiar a lavoura, principalmente a cafeeira, cuja situação era precária devido à diminuição da demanda nos mercados internacionais.
b) procurou combater a inflação, contando para isso com a colaboração de seu Ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho.
c) buscou particularmente a diversificação de produtos agrícolas, buscando substituir o café pelo algodão, cacau e açúcar, como produtos básicos de nossa economia exportadora; como conseqüência ocorreram rebeliões contra o governo central, promovidas pela oligarquia cafeicultora paulista.
d) orientou-se no sentido de promover a industrialização do país através de uma política de empréstimos e financiamentos.
e) visando a diminuir a dívida externa do Brasil, pagou a maior parte dos nossos débitos no exterior, principalmente junto aos Estados Unidos.



8. "Nós afirmamos o direito de todos os povos coloniais seguirem seu próprio destino. É preciso que todas as colônias sejam libertadas da dominação imperialista
estrangeira, quer seja ela política ou económica. Os povos colonizados devem ter o direito de eleger seus próprios governantes, sem restrições vindas de potências
estrangeiras. Afirmamos aos povos colonizados que eles devem lutar para alcançar seus objetivos por todos os meios à sua disposiçã o."

( Declaração do V Congresso Pan-Africano, março de 1945 , Manchester)

De acordo com o texto é possível concluir:

a) prega-se como instrumento de libertação anti-colonial a luta em termos morais e diplomáticos apenas, sem o uso da violência.
b) trata-se de uma condenação ao Colonialismo, porém apenas nos seus aspectos políticos contrários à autonomia colonial.
c) a questão colonial revela-se em sua plenitude após a Segunda Guerra Mundial, abrindo o caminho para a Descolonização.
d) o Congresso acima citado representou apenas uma forma de chamar a atenção mundial para as reivindicações dos colonizados, com o objetivo de que fossem feitas reformas na administração colonial.
e) dá-se ênfase especial à dominação económica, deixando para segundo plano a questão do auto-governo.


9. Um dos principais métodos utilizados por Mahatma Gandhi na sua luta contra a dominação inglesa tinha por base o princípio da não-violência ativa, que pode ser resumido na frase dirigida a um inglês: "Para triunfar a nossa causa estamos dispostos a derramar o nosso sangue - não o vosso". Considere as seguintes afirmações sobre o processo histórico Hindu.

I. A Índia não estava inteiramente unida em torno das propostas de Gandhi e de Nehru. Havia dentro do país outros grupos de oposição, como a Liga Muçulmana, que tinha como objetivo a criação de um Estado Muçulmano independente dos hindus ligados ao Parlido do Congresso.
II. Em 1947, o governo inglês viu-se forçado a concordar com a independência da Índia. Estabeleceu-se, a condição de que o país fosse dividido em dois estados: A República do Paquistão (Oriental e Ocidental), de população predominantemente muçulmana, e a República da Índia, de população predominantemente hinduísta.
III. Após a morte de Gandhi, em 1948, coube a Nehru a tarefa de organizar a República federativa. No plano externo, não se alinhou nem com o bloco capitalista, nem com o socialista.
Dentre essas afirmações:

a) somente I e II são corretas.
b) somente I e III são corretas.
c) somente II e III são corretas.
d) todas estão corretas.
e) nenhuma está correta.


10. Em 25 de agosto de 1961, quando da renúncia de Jânio Quadros, os ministros militares acharam inconveniente à segurança nacional a posse do então vice-presidente João Goulart, que se encontrava, na época, no estrangeiro. Temendo o surgimento de
uma guerra civil ou de um golpe militar, o Congresso, para contornar essa crise, resolveu aprovar um Ato Adicional à Constituição de 1946, com o intuito de diminuir os poderes do novo presidente. Através desse Ato Adicional

a) implantou-se o sistema parlamentarista de governo.
b) admitiu-se a pena de morte para os casos de subversão.
c) surgiu a Revolução de 1964.
d) o Congresso entrou em recesso e estabeleceu o Ato Institucional n° 5.
e) o vice-presidente não seda mais considerado presidente do Congresso Nacional.


11. Sobre a "Primavera de Praga", considere as seguintes afirmações:

I. Em janeiro de 1968, após manifestações de trabalhadores, intelectuais e estudantes, assumiu o poder Alexandre Dubcek, que implantou rapidamente uma série de reformas.
II. O novo programa do Partido Comunista propunha uma nova postura ao partido, a de orientador e não de impositor da linha política. Dubcek sintetizava sua proposta no slogan: "Socialismo humanizado".
III. Os presidentes Tito, da Iugoslávia, Ceausescu da Romênia e o governo da União Soviética imediatamente se uniram contra a Tchecoslováquia. Alegando que ela caminhava para o retomo ao capitalismo, as tropas do Pacto de Varsóvia invadiram o país em agosto de 1968.
Devemos afirmar que:

a) somente a I é correta.
b) somente a I e a II estão corretas.
c) somente a I e a III estão corretas.
d) somente a II e a III estão corretas.
e) todas estão corretas.

12. O que gerou o fim do governo da Unidade Popular no Chile, eleito em 1970, sob a presidência de Salvador Allende

a) foi a instalação de uma ditadura do proletariado, cerceando as liberdades fundamentais.
b) foi o golpe militar colocando no poder o general Augusto Pinochet, que iniciou um processo de desnacionalização, liberdade de importação e violenta repressão.
c) foram as eleições livres que levaram ao poder o democrata-cristão Eduardo Frei.
d) foram as eleições livres que colocaram no poder o general Augusto Pinochet.
e) foi a guerra entre o Chile e a Argentina.



GABARITO

1 e
2 e
3 c
4 a
5 e
6 c
7 a
8 c
9 d
10 a
11 b
12 b

Pesquisar em
1132 conteúdos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

Livros

O capitalismo como religião

apresenta um recorrido por ensaios do filósofo Walter Benjamin, organizado e int

Notícias

Série refaz a trajetória de líderes da Segunda Guerra

'Guerras Mundiais', que estreia no History Channel, mostra a participação de Hit

Notícias

Vou passar no ENEM

Acompanhe as orientações e dicas para enfrenar esse desafio

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET