2014 - Direito FGV - SP
a) Considera-se que a formulação da doutrina muçulmana pelo profeta Mohamed foi marcada por forte influência do judaísmo e do cristianismo. Enquanto participou das caravanas mercantis, Mohamed conheceu outros povos e religiões e percebemos elementos que permitem estabelecer uma ligação, tais como o monoteísmo, a existência de um livro sagrado, a presença do anjo Gabriel como anunciador da vontade divina e a crença em um paraíso.
b) Antes do islamismo os povos árabes estavam divididos politicamente em tribos e possuíam vários deuses.
Para os muçulmanos Mohamed é o último profeta / mensageiro de Deus. Do ponto de vista histórico, sua grande realização foi promover a unificação dos povos árabes, do ponto de vista político e religioso. A Crença num único Deus e a consequente luta pela imposição dessa ideia a todas as tribos, deram origem a um processo de centralização, com a criação do Islã, sob comando do califa, autoridade política e religiosa.
c) A divisão está associada às lutas internas pelo poder sobre o Islã, logo após a morte do profeta. Para os xiitas, seguidores de Ali, apenas os descendentes diretos de Muhammed poderiam liderar o Islã, enquanto que para os sunitas a liderança caberia a qualquer mulçumano virtuoso.
2)
Observe atentamente as imagens ao lado:
a) Por quais motivos a Revista Time elegeu o manifestante (protestador) como o homem do ano de 2011?
Resolução:
a) Diversas rebeliões se desenvolveram mundo afora, destacando-se as manifestações na Europa – em especial na Espanha e Grécia – fruto da crise econômica mais acentuada nesses dois países e aos cortes aplicados pelos governantes em direitos trabalhistas.
Destacam-se também os diversos movimentos em países de língua árabe – a Primavera Árabe – que atingiu Tunísia, Líbia, Iemem e Egito, países nos quais governantes ditatoriais foram derrubados por grandes manifestações populares.
E ainda os Estados Unidos o Occupy Wall Street.
b) O principal destaque nas duas imagens é o fato do(s) manifestante(s) estar(em) com o rosto coberto, sendo que a falta de identificação não é uma questão pessoal, mas de falta de identidade com partidos, sindicatos ou movimentos sociais tradicionais, reforçando o individualismo e o espontaneidade.
c) No inicio de 1968, reflexo das manifestações sociais, o Partido Comunista da Tchecoslováquia substitui os antigos dirigentes por uma nova geração, liderada por Alexander Dubcek, com um discurso liberal, que propunha reformar o país para o desenvolvimento do socialismo com liberdade, preservando, porém, os vínculos com a União Soviética. O aprofundamento da aliança de trabalhadores e estudantes fez com que o novo governo de Dubcek organizasse um plano de ação com importantes mudanças para um “socialismo de face mais humana”, que desagradava à burocracia soviética, responsável pela mobilização das tropas do Pacto de Varsóvia e pela invasão do país
Resolução:
a) A imagem se refere a polarização política quanto ao processo sucessório do general Figueiredo, presidente do Brasil de 1979 a 1985. De um lado os governistas que pretendiam manter a estrutura eleitoral vigente, de outro, aqueles que defendiam o reestabelecimento das “eleições diretas” e protagonizaram o movimento conhecido como “Diretas Já”.
b) O isolamento de Lula deve-se a posição política adotada pelo PT naquele momento, a favor das eleições diretas, mas contrário à ideia de um único candidato que representasse toda a oposição. Por sua vez Aureliano Chaves era o Vice-presidente a julgava que a manutenção do modelo eleitoral anterior – através de um Colégio Eleitoral – o beneficiaria. Derrotada a Emenda Constitucional que reestabelecia as eleições diretas e derrotado em seu partido, Aureliano foi um dos articuladores da ruptura interna do PDS, que deu origem à Frente Liberal, que uniu-se à oposição, indicando José Sarney como vice de Tancredo Neves.
c) O atentado foi realizado por setores militares contrários ao processo de abertura política iniciado desde 1979 quando do início do governo Figueiredo.