HISTORIANET

Mapas

A Expansão religiosa no século XVI

Desde a Idade Média a Igreja Católica havia consolidado seu predomínio sobre a Europa Ocidental. No século XI (1054) ocorrera o Cisma do Oriente, fazendo com que o Império Bizantino ficasse sob influência da Igreja Ortodoxa Grega.
Apesar dos movimentos hereges e da existência de pequenas seitas, a Igreja católica era a única Instituição Religiosa no Ocidente e determinava não só a doutrina religiosa, mas a moral, os costumes e mesmo as relações sócio-econômicas.

 





No século XVI iniciou-se o movimento reformista, primeiro a partir do Sacro Império Romano Germânico, com a doutrina luterana, que considerava que a Salvação é determinada pela FÉ, sendo portanto uma questão individual. Ao romper com A Igreja Católica Lutero foi perseguido pelos partidários do Imperador e defendido pelos Príncipes. Após uma longa Guerra, foi assinada a Paz de Augsburgo (1555) permitindo que cada Príncipe definisse a religião a ser adotada em seu território.

 





Na década de 30 dis outros movimentos religiosos tiveram repercussão: A partir de Genebra Calvino estabeleceu uma nova doutrina cristã, segundo a qual a salvação depende da vontade de deus, manifestada no momento e que cada homem nasce. A Teoria da Predestinação" considerava que existiam alguns indícios que poderiam mostrar quem Deus havia escolhido: a dedicação ao trabalho, o progresso e a acumulação de capitais.
Normalmente a teoria calvinista é associada ao desenvolvimento do capitalismo, na medida em que estimula a acumulação.
Na Inglaterra orei Henrique VIII rompe com o Papa e cria no país uma nova Igreja. Através do Ato de Supremacia, o Parlamento reconhece a Igreja Anglicana como sendo a Igreja Nacional da Inglaterra e que o rei é seu chefe supremo.
A Igreje Anglicana é um novo instrumento de poder e torna-se fundamental para a consolidação do absolutismo real

 


Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET