HISTORIANET

Livros

Em que crêem os que não crêem

TÍTULO: EM QUE CRÊEM OS QUE NÃO CRÊEM?
AUTORIA: UMBERTO ECO E CARLO MARIA MARTINI
EDITORA: RECORD

O livro é um intenso e caloroso diálogo entre Umberto Eco e Carlo Maria Martini. Através de cartas publicadas pela revista italiana Liberal, encontramos um leigo com imenso conhecimento e profundas dúvidas religiosas, e um religioso preocupado com as questões mais pragmáticas da vida.
A existência e a invenção de Deus, os fundamentos da ética, a mulher, o sacerdócio, a liberdade de escolha e de ação frente aos imperativos religiosos, o aborto, a engenharia genética, o respeito a vida, a idéia de fim na cultura laica e a existência ou não de uma noção de esperança comum a crentes e não crentes.
Esses são alguns dos temas debatidos ao longo de um ano por um dos mais importantes pensadores laicos da atualidade e um cardeal da igreja de Roma.
Ao diálogo entre Eco e Martini se somam os filósofos Emanuele Severino e Manlio Sgalambro, os jornalistas Eugenio Scalfari e Indro Montanelli, além do teórico de extrema esquerda Vittorio Foa, fundador do jornal Il Manifesto, e do ex-ministro e ex-secretário do Partido Socialista Italiano Claudio Martelli. Esse rico debate, travado com total liberdade dialética, resulta na reflexão dos valores fundamentais do homem contemporâneo.
Umberto Eco, autor entre outros clássicos de "O Pêndulo de Foucault" e "O Nome da Rosa", nasceu no Egito em Alexandria no ano de 1932. Laureado em filosofia na Universidade de Torino, com uma tese estética sobre São Tomás de Aquino, trabalhou na RAI e na editora Bompiani e lecionou Semiótica na Universidade de Bolonha. Como estudioso, dedicou-se à estética medieval, à arte de vanguarda e aos fenômenos da cultura de massa.
Carlo Maria Martini nasceu em Torino em 1927, ordenando-se sacerdote pela Companhia de Jesus em 1952. Em 1958 forma-se em Teologia fundamental pela Universidade Gregoriana de Roma, da qual mais tarde será reitor. Foi elevado a cardeal em 1983 pelo papa João Paulo II.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET