HISTORIANET

Livros

Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente

TÍTULO: ORIENTALISMO, O ORIENTE COMO INVENÇÃO DO OCIDENTE
AUTOR: EDWARD W. SAID
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS

O intelectual palestino radicado nos EUA, Edward Said é um dos mais respeitados críticos literários norte-americanos. Lecionou em Harvard e foi pesquisador em Stanford, sendo atualmente professor de inglês e literatura comparada da Universidade Columbia.
A visão de um Oriente misterioso e prodigioso, inventada pelo Ocidente colonizador é desmistificada por Edward Said, que mostra como essa representação dos povos orientais foi importante para própria definição da identidade ocidental na legitimação de seus interesses colonialistas. Citando O Dezoito Brumário de Luiz Bonaparte de Karl Marx - "Não podem representar a si mesmos; devem ser representados.", ou Tancredo de Benjamim Disraeli - "O Leste é uma carreira.", o livro é um ensaio erudito sobre as visões e versões fabricadas por uma civilização para inventar uma outra.
Para o autor, o orientalismo domesticou um saber para o Ocidente, capaz de legitimar sua autoridade sobre o Oriente. O princípio da colonização como um "fardo" do homem branco que marcou o imperialismo entre os séculos XIX e XX, é analisado pelo autor através da presença dos três grandes impérios ocidentais (inglês, francês e norte-americano) na sociedade islâmica do Oriente Médio e Próximo.
Edward Said comenta uma série de textos e documentos, mostrando o discurso orientalista através de pronunciamentos políticos, relatos de viagem, estudos sobre a religião, a geografia e a história e mais especialmente as obras literárias de alguns poetas romancistas europeus fascinados por um Oriente distante e desejado que integra o imaginário do homem ocidental.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET