HISTORIANET

Atualidades

O Genocídio Helênico

INTRODUÇÃO

O Genocídio Helênico foi a sistemática tortura, massacre e limpeza étnica de vários milhões de helênicos (gregos) perpetrados pelos turcos na Ásia Menor, em Constantinopla, na Trácia Oriental e em Pontos entre 1894 e 1955.

Milhões de crianças, homens e mulheres foram torturados e massacrados ou expulsos de seus lares somente por serem helênicos. Nos mesmos lugares e freqüentemente ao mesmo tempo, foram também massacrados milhões de armênios e assírios.



cristãos deportados


O único "pecado" daqueles milhões de pessoas foi viver onde seus ancestrais tinham vivido por milhares de anos antes das invasões turcas. Os governantes turcos implementaram com crueldade inimaginável o seu plano de criar uma "Turquia para os turcos."

Este trabalho contém trechos de documentos históricos escritos durante o Genocídio. Apesar de concentrados nos helênicos, eles também mencionam os armênios e assírios.

A lista de trechos não é exaustiva. Ela cobre somente documentos que estão "online" por completo. A maioria deles se encontra no Arquivo de Documentos da Primeira Guerra Mundial da Universidade do Kansas, EUA. Deste modo, o leitor pode facilmente ampliar sua pesquisa.

O Genocídio Helênico começou muito antes da Primeira Guerra Mundial e "terminou" muito depois do fim da Segunda Guerra Mundial mas trabalhos sobre a Primeira Guerra Mundial incluem informações essenciais de testemunhas do Genocídio e são úteis para se entender porquê e como aquele e outros genocídios foram apoiados a posteriormente acobertados.




Os genocídios perpetrados pela Turquia encorajaram e facilitaram os perpetrados pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Diferentemente dos crimes da Alemanha, os crimes da Turquia ainda são acobertados para maximizar os lucros de certas indústrias, principalmente a militar.

Somente a justiça pode tornar a paz e a estabilidade possíveis mas a justiça somente prevalece quando a verdade é conhecida. Depende de cada um de nós fazer a justiça prevalecer ao tornar o Genocídio Helênico conhecido.

Conheça o site que contém 234 trechos de documentos históricos, 344 fotos, 5 filmes e 17 mapas. Mais documentos serão adicionados ao se
tornarem disponíveis.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET