HISTORIANET

Livros

A Viagem do Descobrimento

TÍTULO: A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO
COLEÇÃO TERRA BRASILIS
AUTORES: Eduardo Bueno
EDITORA: Editora Objetiva

O jornalista Eduardo Bueno fez grande sucesso com essa obra sobre os primórdios da história do brasil. Na verdade, uma obra sobre as características do Estado português no início da época moderna, quando do iniciou-se o processo de expansão marítima e que ainda trata da chegada lusitana ao brasil. Parte do sucesso do livro deveu-se ao momento de seu lançamento, quando nos aproximava-mos das comemorações dos 500 anos do "descobrimento" do brasil, fato que fez com que a imprensa desse maior destaque a todos os eventos relacionados às comemorações. Por outro lado, grande parte do sucesso deveu-se a abordagem e a linguagem utilizadas pelo autor. Sem se preocupar em fazer uma análise socioeconômica desse período histórico, o autor traça um perfil dos principais líderes da expansão e de que maneira foram, influenciados pelos diversos interesses que estavam em jogo; descrevendo em certos casos aspectos pitorescos ou curiosos sobre diversas situações. É interessante a visão do cotidiano que existe na obra, bastante simples, sem o rebuscamento intelectual que predomina neste tipo de análise, normalmente inteligível para um minoria.
A linguagem jornalística ao mesmo tempo que foge do academicismo e do rebuscamento, atrai e prende um grande número de leitores, para uma obra de história. A narrativa flui com grande facilidade, fazendo com que o leitor pretenda constantemente "devorar" as páginas seguintes, que abordam assuntos como a "Escola de Sagres", os Templários, o medo do desconhecido em relação ao mar, envolto no misticismo que demonstra uma das características da cultura medieval, misturando-se com as novas visões de mundo que marcam o início da modernidade.

Veja mapa das navegações ibéricas

Pesquisar em
1127 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

Enquete

Você, que fará o vestibular / ENEM neste ano, seguirá para a área:




Desafio Histórico

Atenienses e Espartanos são comparados e se destacam principalmente as diferenças. Pode-se considerar como ponto comum entre os dois povos:



COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET