HISTORIANET

Vestibulares

UNICAMP 2002 - 2° fase

RESOLUÇÃO DO CURSO OBJETIVO


1) Neste depoimento, o Imperador Augusto (30 a.C. -- 14 d.C.) descreve a "Paz Romana", realização que assinala o apogeu da expansão do Império no Mediterrâneo:

"Estendi os limites de todas as províncias do povo romano fronteiriças de nações que escapavam à obediência ao Império. Restabeleci a ordem nas províncias das Gálias, das Espanhas, na Germânia. Juntei o Egito ao Império, recuperei a Sicília, a Sardenha e as províncias além do Adriático. (Adaptado de Gustavo Freitas, 900 textos e documentos de História, Lisboa, Plátano, s.d., v. 1, p. 96-7.)

a) Qual foi o meio utilizado por Augusto para estabelecer a "Paz Romana"?
b) Explique a importância do Mar Mediterrâneo para o Império Romano.
c) Quais as formas de governo que antecederam a ascensão dos imperadores em Roma?
Resolução

a) Fortaleceu o exército, ampliou a repressão sobre os movimentos sociais nas províncias e combateu o banditismo.
b) Apelidado "Mare Nostrum", era a principal via de comércio que interligava as províncias e Roma.
c) Desde a fundação da cidade e até o ano de 509 a.C., Roma viveu sob um governo monárquico. De 509 a.C. até 27 a.C., a forma de governo foi republicana.


2) Num lugar da Mancha, vivia um fidalgo. Nosso fidalgo já beirava os cinqüenta [...] e em seus momentos de ócio (ou seja, a maior parte do ano), entregava-se a devorar livros de cavalaria, com tanta paixão e gosto, que deu por esquecer por completo do exercício da caça e até mesmo da administração da fazenda. (Adaptado de Miguel Cervantes de Saavedra, O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha. Trad. Eugênio Amado. Belo Horizonte/Itatiaia; Brasília/lNL, 1984, vol. I, p. 27-8.)

a) Cite um evento da história da Espanha medieval no qual os cavaleiros fidalgos tiveram importante atuação.
b) Destaque, do texto, duas atitudes que sugerem a decadência dos cavaleiros medievais na Europa.
c) Mencione duas mudanças nas sociedades medievais européias que contribuíram para o surgimento dos Estados nacionais.

Resolução
a) A Guerra de Reconquista contra os muçulmanos.
b) Vida cotidiana marcada pelo ócio e a leitura de livros de cavalaria como uma forma de manter os valores caros à nobreza na Idade Média.
c) A decadência do feudalismo e o Renascimento Comercial e Urbano, que propiciaram o desenvolvimento da burguesia e o fortalecimento do poder real.

3) O recente episódio das eleições livres no Timor Leste oficializou a independência daquele território após longo processo de dominação; seus primórdios situam-se no século XVI e coincidem com as primeiras viagens marítimas dos europeus ao Oriente.

a) Qual a nacionalidade dos europeus que chegaram pioneiramente no arquipélago onde hoje se situa Timor Leste e qual o episódio histórico relacionado a esse empreendimento?
b) Cite duas razões para o interesse dos europeus pelo Oriente, no século XVI.
c) Que semelhança há entre a formação histórica de Timor Leste e a do Brasil?

Resolução
a) Os portugueses, no processo de constituição do Império Colonial Português no Oriente. Obs.: O arquipélago ao qual a questão se refere é atualmente a Indonésia.
b) Busca de especiarias e uma nova rota para o Oriente.
c) Ambos foram colonizados pelos portugueses como áreas de exploração, segundo a lógica do Estado Absolutista e da política econômica mercantilista.


4)

Ó Celeste Guilhotina,
Abrevias rainhas e reis,
Por tua influência divina
Reconquistamos nossos direitos.

a) Identifique o acontecimento histórico ocorrido na Europa no final do século XVIII, ao qual esses versos se referem.
b) Mencione duas características do poder do rei numa sociedade do Antigo Regime.
c) Cite dois direitos assegurados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Resolução
a) Revolução Francesa.
b) Centralização do poder político e controle da economia através do mercantilismo.
c) Igualdade civil perante a lei, direito à liberdade e direito de propriedade.
16
153






5) Referindo-se aos acontecimentos ocorridos em Paris no ano de 1871, assim se expressou um militante socialista: "Eis o que significaram os acontecimentos de 18 de março. Eis por que esse movimento é uma revolução, eis por que todos os trabalhadores o reconhecem e aclamam".

a) A que movimento político a citação faz referência?
b) Explique o que foi esse movimento.
c) Qual foi sua importância para o movimento socialista até o período inaugurado com a Revolução Russa de 1917?

Resolução
a) À Comuna de Paris.
b) Grande insurreição socialista ocorrida em Paris, após a derrota da França na Guerra Franco- Prussiana, e sangrentamente reprimida pelo governo da III República Francesa.
c) Constituiu o símbolo da possibilidade de vitória da revolução proletária, que conduziria à formação do Estado Socialista.




6) Os ataques aéreos às torres gêmeas do WTC em Nova lorque e ao prédio do Pentágono em Washington, ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, fizeram com que os americanos e a imprensa evocassem o ataque à base militar de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.

a) O que foi o ataque a Pearl Harbor?
b) Qual foi a arma utilizada pelos americanos para obrigar à rendição o país que os atacou?
c) Cite duas diferenças políticas entre o ataque a Pearl Harbor e os ocorridos em 11 de setembro de 2001.

Resolução
a) Ataque militar japonês à base norte-americana situada no Havaí, utilizado como pretexto para a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
b) As bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.
c) O ataque a Pearl Harbor foi um ato de guerra do Estado Japonês contra os EUA, enquanto o ataque às torres gêmeas do WTC foi um atentado terrorista. No primeiro caso, o contexto histórico evidenciava um choque entre potências imperialistas; no segundo, uma suposta ação de um grupo contra a nação que hoje é a potência hegemônica mundial.






7) A primeira palavra que vem à cabeça de qualquer um que pense em Oriente Médio é "conflito". Região que deu origem às grandes civilizações e a religiões que ainda hoje encontram seguidores nos quatro cantos do mundo.(Keila Grinberg, "O mundo árabe e as guerras árabe-israelenses", in Século XX, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000, vol. III, p. 99.)

a) Nomeie três importantes religiões que se originaram no Oriente Médio.
b) Explique as condições de criação do Estado de Israel.
c) O que é a questão palestina?

19Resolução
a) Judaísmo, cristianismo e islamismo.
b) Com o término da Segunda Guerra Mundial e a revelação do genocídio nazista contra os judeus, fortaleceu-se o movimento sionista, que desde o fim do século XIX propugnava a criação de um Estado Judeu na Palestina. Em 1947, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a partilha da Palestina, em dois Estados: um judeu e outro árabe. Os árabes não aceitaram essa divisão, mas os judeus, em 1948, proclamaram unilateralmente a independência do Estado de Israel.
c) É o nome dado ao conflito entre árabes e judeus pela Palestina, iniciado com a criação do Estado de Israel. Atualmente, a questão envolve a luta do povo palestino pela desocupação dos territórios de Gaza e Cisjordânia, para constituir um Estado Árabe Palestino. Os territórios em questão, bem como a parte oriental de Jerusalém, encontram-se sob controle israelense desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.



8) Esta porção desgraçada de nossos irmãos que gemeu sob as misérias da escravidão já está livre. A natureza, a justiça e a política pedem a emancipação dos escravos; daqui em diante só haverá na Venezuela uma classe de homens: todos serão cidadãos. (Discurso de Simon Bolívar, Venezuela, 1816.)

a) Qual é o assunto tratado no discurso acima?
b) Mencione dois outros movimentos políticos que foram liderados por Simon Bolívar .
c) Cite dois princípios políticos que serviram de inspiração para a ação revolucionária de Bolívar .

Resolução
a) A abolição da escravidão na Venezuela, dentro do processo da independência do país.
b) A independência da Colômbia e a do Peru.
c) O republicanismo, visto como uma forma mais liberal de governo, e o pan-americanismo, defendendo a união dos povos americanos contra os interesses externos, notadamente o imperialismo inglês.



9) O trecho a seguir foi adaptado de "Roteiro do Maranhão a Goiaz", um escrito anônimo de 1780: As colônias são estabelecidas para a utilidade da Metrópole. Os habitantes da colônia devem ocupar-se em cultivar e adquirir as produções naturais, ou matérias-primas, que serão exportadas para a Metrópole, a qual não só irá se servir delas, mas, aperfeiçoando-as, poderá também tirar das colônias o preço da mão-de-obra e comercializar o supérfluo com as nações estrangeiras.

a) Caracterize as funções das colônias do ponto de vista das metrópoles.
b) De acordo com o texto, como as metrópoles utilizavam a produção colonial?
c) Descreva, a partir do texto, o processo de obtenção do lucro pelas metrópoles.

Resolução
a) As colônias deveriam fornecer à metrópole não só metais preciosos, mas também matérias-primas e gêneros tropicais; e, ao mesmo tempo, consumiriam produtos manufaturados fornecidos pela metrópole.
b) Transformando as matérias-primas em produtos manufaturados ou comercializando-as diretamente no mercado europeu.
c) O lucro metropolitano era obtido através do monopólio ("exclusivo") sobre o comércio dos produtos coloniais e sobre as vendas para as colônias, contribuindo para o processo de acumulação primitiva de capitais na Europa.


10) Nos primeiros anos da República, o Ministro da Fazenda Rui Barbosa mandou destruir as cópias das matrículas e registros de propriedade de escravos. Com esta medida, provavelmente, ele eliminaria as provas da posse anterior de escravos, dificultando ações que reivindicassem, perante o governo, a indenização da propriedade perdida com a abolição. (Adaptado de Robert Slenes, "Escravos, cartórios e desburocratização: o que Rui Barbosa não queimou será destruído agora?", Revista Brasileira de História, v. 5, n. 10, mar.-ago., 1985, p. 169.)

a) Com base no texto, explique por que o governo republicano queimou os papéis relativos à escravidão.
b) Cite duas leis relativas à abolição da escravidão no Brasil que antecederam a Lei Áurea.
c) O que foi discutido acerca da escravidão na Conferência das Nações Unidas contra o Racismo, a Discriminação, a Xenofobia e a Intolerância Correlata, realizada em Durban (África do Sul), em 2001?

Resolução
a) O objetivo do ministro Rui Barbosa era inviabilizar possíveis ações indenizatórias por parte dos proprietários que se sentiram lesados com a Abolição.
b) Lei do Ventre Livre (1871), que considerava livres os filhos de escravas nascidos após sua promulgação, e a Lei Saraiva--Cotegipe (1885) ou dos Sexagenários, que tornava livre os escravos com idade superior a 65 anos.
c) A reunião acabou dividindo-se em três correntes: a que defendia a condenação do imperialismo, do racismo e da escravidão como crimes contra a humanidade, representada pelos países africanos, o que implicaria uma indenização às vítimas do escravismo; a corrente composta por países árabes e pelos palestinos, que objetivava condenar as ações de Israel e o sionismo como uma forma de racismo; e a dos países ricos, que desejava assumir uma postura de condenação simbólica e buscava implantar programas de ajuda. Os antagonismos levaram os EUA e Israel a abandonar a reunião, que acabou esvaziada de sua importância.


11) Em novembro de 1904, data da revolta, o trabalho de demolição das casas para abrir a avenida Central, executado por cerca de 1800 operários, terminara e 16 dos novos edifícios estavam sendo construídos. O eixo central da avenida fora inaugurado em 7 de setembro em meio a grandes festas, já com serviços de bondes e iluminação elétrica. A derrubada de cerca de 640 prédios rasgara, através da parte mais habitada da cidade, um corredor que ia da Prainha ao Passeio Público. Era como abrir o ventre da velha cidade. (José Murilo de Carvalho, Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo, Companhia das Letras, 1987, p. 93.)

a) Que revolta, ocorrida no Rio de Janeiro, está mencionada no texto?
b) Cite duas razões para a eclosão dessa revolta.
c) Quais foram os objetivos da reforma urbana a que o texto se refere?

Resolução
a) Revolta da Vacina.
b) A decretação da vacinação obrigatória contra a varíola, por sugestão de Osvaldo Cruz (chefe da Saúde Pública), e a alta do custo de vida legada pelo governo anterior de Campos Sales.
c) Os objetivos do prefeito Pereira Passos consistiam em modernizar a cidade do Rio de Janeiro, revalorizando o centro da mesma por meio da demolição de cortiços e da abertura de avenidas; e também criar uma infra-estrutura no setor de saneamento básico e, com isso, transformar o Rio em um "cartão postal" do Brasil.


12) Os seqüestros atrelados ao pagamento de resgates em dinheiro que vêm vitimando pessoas de variadas classes sociais, no Brasil, ganharam dimensão inusitada nos últimos meses. Entretanto, no final dos anos 60 e início dos 70, momento de apogeu do regime militar, essa forma de coação tinha características e objetivos inteiramente diversos, como se pode ver no filme O que é isso, companheiro?

a) Cite duas diferenças entre os seqüestros ocorridos durante o regime militar e os atuais.
b) Quais os métodos utilizados pelo regime militar, depois do Ato lnstitucional nº 5, para enfrentar os seqüestros?
c) Por que podemos afirmar que tais métodos são uma violação dos direitos humanos?

Resolução
a) Durante o regime militar, os seqüestros tinham ca-ráter político, ou seja, grupos que optaram pela luta armada seqüestravam diplomatas estrangeiros em serviço no Brasil, com a finalidade de libertar os companheiros que estavam na prisão e colocá-los em segurança fora do País. Hoje, os seqüestros são realizados por grupos criminosos e visam ao resgate econômico.
b) Censura aos meios de comunicação, prisões arbitrárias, tortura, eliminação física de militantes de esquerda e, no plano legal, imposição das penas de banimento, prisão perpétua e morte.
c) Porque visavam impedir a liberdade de pensamento e expressão, através de práticas degradantes como a tortura e as prisões arbitrárias sem direito a habeas-corpus , que feriam a integridade moral e física da pessoa humana.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET