HISTORIANET

Mapas

A formação do Japão

A História medieval do Japão mistura uma constante luta entre o poder local, de grandes proprietários rurais e o poder central, dos imperadores.
Oficialmente, os imperadores governaram o país desde o período Nara (710 - 794). No entanto, esse poder originado nos períodos anteriores, pressupunha uma organização política onde havia forte dependência dos proprietários rurais.
No século XII surgiu no Japão o "xogunato". O título Xogum foi dado aos comandantes militares que foram responsáveis por derrotar os povos do norte que tentaram invadir o Império desde o século VII.
O primeiro xogunato foi estabelecido por Minamoto Yoritomo, que em 1185 impos a hegemonia militar a todo o país, até 1333. O segundo xogunato existiu entre 1338 e 1573, e o último xogunato foi estabelecido em 1603 e permaneceu até 1868



As disputas políticas entre o xogunato e os Shugo, criaram espaço para grandes revoltas camponesas, dada a pobreza e a opressão na qual vivia a maioria da sociedade. Os Shugo eram os líderes militares locais, verdadeiros senhores feudais.




O Xogunato dos Tokugawa (1603 - 1868) foi responsável por fechar os portos do país ao comércio estrangeiro, a exceção dos navios chineses e holandeses.
A partir de 1853 iniciou-se um movimento de pressão de norte-americanos e russos pela abertura dos portos no Japão, que encontrou eco no sociedade japonesa. As revoltas lideradas pelos defensores do imperador foram responsáveis pelo afastamento do último Xogum e pela centralização política nas mãos do imperador Mutsuhito, iniciador da "Era Meiji", que retomou o papel de chefe efetivo da nação, retirou privilégios dos samurais, aboliu os clãs feudais e dividiu o território em prefeituras subordinadas ao poder central. Organizou o ensino segundo o modelo ocidental, incrementou o comércio e assimilou técnicas de produção inglesas. Iniciou-se a "modernização" do Japão.

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET