HISTORIANET

Livros

A Igreja, a Medicina e o Amor

TÍTULO DO LIVRO: A Igreja, a Medicina e o Amor
AUTOR: Henrique Carneiro
EDITORA: Xamã
144 páginas
Preço R$ 16,00

Por séculos o amor vem sendo prisioneiro da Igreja e da medicina, considerado pecado e doença, interrogado e confessado, submetido ao rigor das penitências e dos tratamentos. Remédios, sangrias, aparelhos e cirurgias foram utilizados para tentar aplacar o vulcão da luxúria. Na trilha dos descobrimentos portugueses, o moralismo estóico e cristão defrontou-se com as múltiplas erupções de Eros sem poder vencê-lo.
Durante seus estudos para a tese de doutorado, Henrique Carneiro - professor da USP - pesquisou a história da botânica e da farmácia e, ao investigar os herbários e livros de medicina do período colonial, deu-se conta de que os textos de farmácia e medicina trilhavam um território comum aos dos escritos de prédica moral, reunindo argumentos semelhantes para atacar um mesmo inimigo: o amor, identificado pelo clero como o pior dos pecados e pelos clínicos como a mais grave das doenças.
A história da sexualidade, ou dos comportamentos sexuais da humanidade, nas diferentes épocas e culturas, é um tema bem mais vasto do que a "história do amor", que abrange conceitos mais circunscritos. O amor é um modelo medieval que se projetou sobre a modernidade e a época contemporânea, uma construção cultural, com data e local de nascimento determinados na tradição ocidental: a região mediterrânea européia - cujo centro estava na Provença, no começo do século XII -, e que possui destacadas diferenças com suas raízes árabes ou com as concepções de amor da antiguidade grega e romana.
Focando este conceito de amor "ocidentalizado" e a influência constante das concepções que viam o amor carnal como doença, presentes tanto nos tratados médicos como nos testos religiosos/moralistas, o autor para investiga a prática de uma política sexual e uma micropolítica de controle dos corpos praticada em dimensões híbridas, porém conexas, pelo Estado, pela Medicina e pela Igreja.


compra@historianet.com.br

Pesquisar em
1123 conteúdos

Livros

PROMOÇÃO

o HISTORIANET e a Editora M Books do Brasil sorteiam o livro...

Notícias

Guerra e Paz

Exposição relativa à obra de Portinari exposta no Memorial da América Latina

Notícias

Exposição no Rio de Janeiro

Modigliani - Imagens de uma vida; no Museu Nacional de Belas Artes

Notícias

Fórum Mundial de Educação

Evento que se realizará em Florianópolis já tem mais de 9 mil inscritos

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET