HISTORIANET

Livros

A Igreja, a Medicina e o Amor

TÍTULO DO LIVRO: A Igreja, a Medicina e o Amor
AUTOR: Henrique Carneiro
EDITORA: Xamã
144 páginas
Preço R$ 16,00

Por séculos o amor vem sendo prisioneiro da Igreja e da medicina, considerado pecado e doença, interrogado e confessado, submetido ao rigor das penitências e dos tratamentos. Remédios, sangrias, aparelhos e cirurgias foram utilizados para tentar aplacar o vulcão da luxúria. Na trilha dos descobrimentos portugueses, o moralismo estóico e cristão defrontou-se com as múltiplas erupções de Eros sem poder vencê-lo.
Durante seus estudos para a tese de doutorado, Henrique Carneiro - professor da USP - pesquisou a história da botânica e da farmácia e, ao investigar os herbários e livros de medicina do período colonial, deu-se conta de que os textos de farmácia e medicina trilhavam um território comum aos dos escritos de prédica moral, reunindo argumentos semelhantes para atacar um mesmo inimigo: o amor, identificado pelo clero como o pior dos pecados e pelos clínicos como a mais grave das doenças.
A história da sexualidade, ou dos comportamentos sexuais da humanidade, nas diferentes épocas e culturas, é um tema bem mais vasto do que a "história do amor", que abrange conceitos mais circunscritos. O amor é um modelo medieval que se projetou sobre a modernidade e a época contemporânea, uma construção cultural, com data e local de nascimento determinados na tradição ocidental: a região mediterrânea européia - cujo centro estava na Provença, no começo do século XII -, e que possui destacadas diferenças com suas raízes árabes ou com as concepções de amor da antiguidade grega e romana.
Focando este conceito de amor "ocidentalizado" e a influência constante das concepções que viam o amor carnal como doença, presentes tanto nos tratados médicos como nos testos religiosos/moralistas, o autor para investiga a prática de uma política sexual e uma micropolítica de controle dos corpos praticada em dimensões híbridas, porém conexas, pelo Estado, pela Medicina e pela Igreja.


compra@historianet.com.br

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET