HISTORIANET

Biografias

Pepino III

Pepino III, o breve


Fundador da Dinastia carolíngea, Pepino foi o primeiro rei dos francos a ser ungido - primeiro por são Bonifácio e depois pelo papa Estevão II.
Pepino, cognominado o Breve, filho mais novo de Carlos Martel, nasceu por volta do ano 714. com a morte do pai em 741, herdou os morgados de Nêustria, Borgonha e Provença, enquanto seu irmão mais velho, Carlomano, ficava com a Austrásia, Alemânia e Turíngia. Desde 737, na verdade, nenhum soberano reinara sobre todos os francos, mas para manter a aparência da unidade merovíngea, os dois irmãos concordaram em ceder a coroa a Childerico III.
Antes mesmo de tornar-se monarca, Pepino teve de combater numerosos adversários, entre eles seu meio irmão Grifo, que rebelou-se contra ele em 741, logo após a morte de Carlos Martel. Em 742 sufocou revoltas na Aquitânia a Alemânia e, no ano seguinte, guerreou com o Duque da Baviera. Pepino conjurou todas essas ameaças e em 747, com a decisão de Carlomano de ingressar no convento, tornou-se único regente dos francos. Em 751, com o apoio do papa Zacarias, depôs Childerico III e foi ungido rei pelo arcebispo Bonifácio.
O papado e Roma achavam-se então ameaçados pelo rei dos lombardos Astolfo, que sitiou a sede romana da Igreja. Em 753 o papa Estevão II foi forçado a exilar-se na França, onde realizou a segunda coroação de Pepino III como rei dos francos e declarou seus filhos, Carlos e Carlomano, herdeiros legítimos do Reino Franco. Pouco tempo depois Estevão II voltou a Roma escoltado por Pepino e seu exército, que forçaram Astolfo a restituir as propriedades do papa. Ante nova ofensiva lombarda em 756, Pepino tornou a invadir a Itália e infligiu mais uma derrota a Astolfo. Paulo I, que assumiu o papado após a morte de Estevão II, também contou com seu apoio. Pepino III morreu em Saint Denis, em 24 de setembro de 768, de volta de uma expedição à Aquitânia.

Texto da Enciclopédia Barsa

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET