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PUC SP 2004

PUC SP
correção Curso ANGLO - SP

1) As conquistas realizadas por Alexandre da Macedônia (também chamado de Alexandre, o Grande) entre 334 e 323 a.estenderam-se da Grécia até as margens do rio Indo (Índia). Algumas das características dessa expansão macedônica e do imenso Império que dela derivou foram:
A) a imposição de instituições políticas romanas sobre as áreas conquistadas por Alexandre e a repressão às formas monárquicas predominantes no Oriente próximo e distante.
B) o apoio do exército macedônio a revoltas de povos subjugados por outros impérios e a recusa da incorporação de soldados que não fossem macedônios ou gregos às tropas de Alexandre.
C) a restrição à circulação de mercadorias entre regiões distintas do Império e a gradativa mas profunda segmentação e diminuição do comércio interno e externo dos macedônios.
D) o intercâmbio entre culturas ocidentais e orientais e o prevalecimento de uma perspectiva universalista e assimiladora sobre a mentalidade voltada às questões locais.
E) a obrigatoriedade de uso de uma só língua, o persa, e a proibição sumária da transmissão de idéias e da movimentação de intelectuais entre as áreas dominadas pelo Império.
Resposta: D
Resolução: Na Antigüidade, a expansão de Alexandre da Macedônia criou o grande Império Helenístico, que teve, entre outras características, a fusão de culturas ocidentais e orientais.


2) O Islã, criado a partir da pregação religiosa de Maomé no início do século VII, adquiriu claro significado político com a hégira, migração de Maomé e seguidores de Meca para Medina. As relações do Islã com outras religiões e com o Ocidente foram marcadas:
A) pela capacidade de diálogo e integração, da qual a missa ecumênica é um exemplo, uma vez que os princípios islâmicos apresentam-se como síntese do judaísmo e do catolicismo.
B) apenas por conflitos, dos quais a jihad, ou guerra santa, é um exemplo, uma vez que os próprios princípios islâmicos determinam a guerra contra judeus e cristãos.
C) pela expansão territorial e militar do islamismo da qual a conquista da península ibérica é um exemplo, uma vez que os princípios islâmicos pregam a necessária difusão de suas crenças.
D) apenas por negociações entre chefes religiosos e políticos, das quais os encontros no Vaticano são o melhor exemplo, uma vez que os princípios islâmicos defendem prioritariamente o entendimento e a submissão.
E) pela influência de técnicas e de conhecimentos do Ocidente sobre o Oriente, da qual as interferências lingüísticas são um exemplo, uma vez que os princípios islâmicos pregam a ocidentalização do mundo.
Resposta: C
Resolução: A partir de meados do século VII, os califas levaram o islamismo a uma expansão territorial, militar e religiosa, passando pelo Oriente Médio, norte da África, chegando até a Península Ibérica na Europa. Tal expansão se enquadrava nos princípios do islamismo.


3) "Numa época em que ouvir valia mais do que ver, os olhos enxergavam primeiro o que se ouvira dizer; tudo quanto se via era filtrado pelos relatos de viagens fantásticas, de terras longínqüas, de homens monstruosos que habitavam os confins do mundo conhecido."
Laura de Mello e Souza.O diabo na Terra de Santa Cruz.São Paulo, Companhia das Letras, 1986, p. 21-2.
O fragmento acima refere-se à chegada dos europeus à América. É possível identificar a tendência a que a autora se refere:
A) na divisão político-administrativa em capitanias hereditárias e na proposta posterior de governos gerais.
B) em documentos e cartas que detalhavam as ações e interesses na produção açucareira do nordeste brasileiro.
C) na negociação que definiu o limite entre as áreas de colonizações portuguesa e espanhola na América do Sul.
D) em desenhos, pinturas e relatos de viajantes que mostravam animais e plantas inexistentes no Brasil.
E) em inúmeras tentativas de invasão do Brasil colonial por outros países europeus, especialmente a França.
Resposta: D
Resolução: As primeiras impressões que os europeus tiveram sobre o Brasil foram definidas pelos relatos, desenhos e pinturas elaborados pelos viajantes que pisaram no Novo Mundo logo após a descoberta. Criava-se, dessa forma, uma visão fantasiosa a respeito da natureza e dos habitantes da América.


Para responder às questões de números 4 e 5, leia o texto a seguir:

"O espírito de liberdade, nascido com o homem livre por natureza, tem sido senhor de si mesmo desde que viu a luz do mundo. Suas forças e direitos quanto a ela foram sempre imprescriptíveis, nunca finitos ou passageiros. (...) Desde o exato instante em que um monarca, piloto adormecido no regaço do ócio ou do interesse, nada faz pelo bem de seus vassalos, faltando com seus deveres, rompem-se também os vínculos de sujeição e dependência de seus povos. Este é o sentir de todo homem justo e a opinião dos verdadeiros sábios. (...) nem o juramento de vassalagem que os americanos prestaram ao espanhol, nem a possessão por trezentos anos que este logrou na América são razão suficiente para justificar a dominação. (...) Habitantes do Peru: se desnaturalizados e insensíveis assistiram, dia-a-dia, com rosto tranqüilo e sereno, à desolação e aos infortúnios de sua desgraçada pátria, acordem agora da penosa letargia em que estiveram submersos, desapareça a penosa e funesta noite da usurpação e amanheça o claro e luminoso dia da liberdade".
Bernardo de Monteagudo. "Dialogo entre Atahualpa y Fernando VII en los Campos Eliseos",
in Pensamiento político de la emancipación (1790-1825). Caracas, Biblioteca Ayacucho, 1977, p. 69


4) O texto, de 1809, pode ser caracterizado como:
A) iluminista, devido, entre outras possibilidades, à identificação da liberdade como estado de natureza e à crítica ao isola-mento do poder dos reis.
B) positivista, devido, entre outras possibilidades, à valorização da idéia de pátria e ao apelo à ação como forma de alterar a realidade vivida.
C) feudal, devido, entre outras possibilidades, à lembrança da importância dos juramentos de suserania e vassalagem e da subordinação ao rei.
D) moralista, devido, entre outras possibilidades, à rejeição do ócio dos reis e à necessidade de justiça.
E) socialista, devido, entre outras possibilidades, à defesa da autodeterminação dos povos e à conclamação à luta como forma de libertação.
Resposta: A
Resolução: No texto podem ser identificados princípios iluministas, como o direito natural à liberdade e à resistência diante da opressão,
bem como uma crítica ao poder absoluto dos reis.


5) As expressões "penosa e funesta noite da usurpação" e "claro e luminoso dia da liberdade" referem-se, respectivamente, à:
A) unidade e ao federalismo.
B) ilustração e ao direito divino dos reis.
C) monarquia e ao patriotismo.
D) escravidão e ao trabalho livre.
E) colonização e à independência política.
Resposta: E
Resolução: Dentro do espírito iluminista que caracteriza o texto, identifica-se a colonização como usurpação, em oposição ao "Dia da Liberdade", que é como se caracteriza a emancipação dos povos subjugados do Peru, ou seja, a sua independência política.


6) Durante o Segundo Império (1840-1889), o Brasil passou por uma fase de implantação de tecnologia estrangeira. O telégrafo e o transporte ferroviário são exemplos privilegiados da tentativa de modernizar o país. Pode-se considerar que esse esforço foi:
A) resultado da busca de uma integração mais clara com o mercado internacional, pois permitia adquirir tecnologia estrangeira e intensificar a exportação de produtos agrícolas.
B) resultado exclusivo da mentalidade progressista do Imperador D. Pedro II, homem de letras e amigo de grandes inventores, e por isso deixou de ocorrer após a proclamação da República.
C) relacionado às determinações inglesas de substituir a mão-de-obra escrava por assalariada, pois esta implicava intensa mecanização da agricultura e exigência de operários especializados nas fábricas.
D) voltado à ampliação do relacionamento comercial brasileiro com os países vizinhos da América do Sul, e por isso ocorreu logo após as campanhas militares brasileiras no Prata.
E) rejeitado pelos abolicionistas, que consideravam a modernização tecnológica uma forma de perpetuar a utilização de mão-de-obra escrava, pois não exigiria maior qualificação do trabalhador.
Resposta: A
Resolução: A implantação de tecnologia estrangeira a que se refere o texto insere-se no processo de modernização conservadora ocorrido no Brasil a partir de meados do século XIX. Tendo a cafeicultura como elemento dinâmico, tal processo permitiu a reinserção do País nas grandes linhas do comércio internacional, o que resultou na modernização econômica e social da região Sudeste e, simultaneamente, na revitalização do sistema agrário-exportador de cunho colonial.

7) É bastante comum a comparação entre a Revolução Mexicana (1910) e a Revolução Russa (1917) porque ambas foram movimentos:
A) liderados por operários e, ao seu final, implantaram regimes de caráter socialista e igualitário.
B) que envolveram operários e camponeses, com nítido predomínio numérico destes, e originaram-se de problemas sociais.
C) incentivados por países estrangeiros e, ao seu final, trouxeram forte dependência econômica externa dos dois países.
D) que buscavam a derrubada da monarquia nos dois países e resultaram em regimes republicanos e ditatoriais.
E) relacionados aos conflitos da Primeira Guerra Mundial e, ao seu final, desembocaram em fracasso das propostas renovadoras.
Resposta: B
Resolução: A Revolução Mexicana de 1910 e a Russa, de outubro de 1917, assemelharam-se por defenderem a justiça social. No entanto, a primeira fundou-se na luta contra a estrutura latifundiária e oligárquica que existia no México. A segunda foi resultado da proletarização urbana produzida pelo Estado czarista e, posteriormente, pelos liberais mencheviques.



8) O "Zé Carioca", criado pela Disney em 1942, no filme "Alô, Amigos!", representaria o "brasileiro típico": alegre, brincalhão, amigável, receptivo aos estrangeiros. A criação dessa personagem relaciona-se, entre outros fatores,
A) ao período ditatorial do Estado Novo e à busca, pelo governo americano, de ampliar, pela propaganda, o apoio dos brasileiros ao governo Vargas.
B) à tentativa de incrementar a indústria do entretenimento no Brasil e ao esforço dos norte-americanos de se identificarem à tranqüilidade brasileira.
C) ao contexto da Segunda Guerra Mundial, com a entrada do Brasil no conflito, e à política de boa vizinhança do governo Roosevelt.
D) à seqüência de vitórias brasileiras em batalhas no norte da Itália e ao interesse norte-americano de obter auxílio brasileiro na Guerra.
E) ao cansaço dos brasileiros em relação aos personagens cômicos nacionais e à vontade de conhecer a produção cultural norte-americana.
Resposta: C
Resolução: Foi em 1942 que o governo de Getúlio Vargas decretou o rompimento de relações diplomáticas com os países do Eixo nazifascista. Nesse contexto do Estado Novo, uma ditadura com características semelhantes às dos regimes da Alemanha e da Itália, o Brasil fez a opção pelo alinhamento com os Estados Unidos e os Aliados na Segunda Guerra Mundial. Embora os Estados Unidos condenassem o regime autoritário do Estado Novo, ao contrário da afirmação contida na alternativa A, o governo Roosevelt buscou o apoio do Brasil no conflito, por meio da Política de Boa Vizinhança, na qual os Estúdios Disney tiveram intensa participação.


9) A Queda do Muro de Berlim, em 1989, encerrou simbolicamente,
A) a primazia da ONU na resolução de conflitos internacionais, uma vez que a derrubada do muro deu-se pela ação de populares e não por uma resolução diplomática internacional.
B) o esforço multilateral de busca de uma saída pacífica para os confrontos entre alemães ocidentais e orientais, que surgiram no decorrer da Segunda Guerra Mundial e persistiram após a queda do regime nazista.
C) a perseguição a cristãos e muçulmanos no centro e no leste da Europa, uma vez que qualquer forma de religiosidade foi proibida na região, desde o final da Segunda Guerra Mundial, pelos novos governos comunistas.
D) o isolamento entre duas metades de uma cidade, Berlim, e um país, a Alemanha, que foi estabelecido ao final da Segunda Guerra Mundial, para proteger os descendentes de judeus que sobreviveram ao nazismo.
E) a bipolarização estratégica entre as superpotências Estados Unidos e União Soviética, que nasceu ao final da Segunda Guerra Mundial e que representava profundas diferenças ideológicas e políticas entre os dois Estados.
Resposta: E
Resolução: A queda do Muro de Berlim em 1989 tem sido considerada um marco histórico, simbolizando as alterações nas relações inter-nacionais que puseram fim à Guerra Fria.

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