HISTORIANET

Mapas

A crise do Império Romano




O mapa retrata a dimensão do Império Romano, formado durante o período republicano, sob comando dos patrícios, envolveu todo o Mar Mediterrâneo, que passou a ser chamado de "Mare Nostrum". Pelo Mediterrâneo passaram a ser transportadas as riquezas exploradas nas diversas províncias de Roma, gerando grande enriquecimento dos mercadores e dos dirigentes do Estado, elementos da camada patrícia. Essa classe social passou cada vez mais a beneficiar-se do controle da burocracia estatal, uma vez que, contraditoriamente as terras conquistadas passaram a fazer concorrência com a produção romana. Mesmo após o inicio do Império, os patrícios continuaram a viver da exploração das províncias e do controle da máquina político administrativa.





Entre os séculos II e III o Império começou a sentir os sinais da crise.
A diminuição do número de escravos, as rebeliões nas províncias, a anarquia militar e as invasões bárbaras. Com relação as invasões é importante notar que a região européia do império passou a ser ocupada por povos nômades, de diferentes origens e em alguns casos, que realizavam um processo de migração, ou seja, sem a utilização de guerra contra os romanos. Vários desses povos foram considerados aliados de Roma e a eles confiada a defesa da fronteira do Império.






Vários elementos contribuíram para o desaparecimento do Império Ocidental.
A crise econômica determinada pela crise do modo de produção escravista determinou um acentuado processo de ruralização populacional, determinando novas formas de organização sócio econômica, baseada no trabalho do colono e no desenvolvimento da Villae, grande propriedade que tendeu a auto-suficiência e a uma economia natural.
O enfraquecimento e descentralização da economia determinaram a decadência do poder central e, a fragmentação do império do Ocidente, substituído por diversos Reinos Bárbaros.


Mapa retirado do cd-rom Atlas de História Geral, da Editora Ática

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET