HISTORIANET

Mapas

A ocupação da Mesopotâmia

height=187 alt="" border="1">
A Suméria na Mesopotâmia


Os primeiros povos que ocuparam a Mesopotâmia foram chamados de sumerianos. Possuíam organização gentílica e desenvolveram uma escrita pictórica, provavelmente os sacerdotes, camada fundamental na organização do Estado, na medida em que a agricultura gerava um excedente, e ao mesmo tempo exigia maior organização no controle da sobre a utilização das águas dos rios.

Na Suméria desenvolveram cidades-Estados a partir de 3500 a.C. , sendo que as mais importantes foram Ur, Uruk e Kish, independentes e que chegaram a alternar a influência sobre a região.



O Império de Sargão



As cidades sumerianas foram conquistas e unificadas em 2334 a.C. por Sargão , que fundou a dinastia acadiana e deu início a um processo de conquista, organizando um império que estendia-se desde a baixa Mesopotâmia até as proximidades do Mediterrâneo. Esse império teve curta duração, foi conquistado por volta de 2218 a.C. por povos nômades que chegaram dos Montes Zagros. Apesar dessa curta duração, foi importante na medida em que fortaleceu a concepção de Estado Teocrático, centralizado, modelo que será adotado por outros povos que dominaram a mesma região, tanto que, a independência das cidades no período posterior foi efêmera, dominadas pelos amorritas que se estabeleceram na Babilônia.


Mapas retirados do cd-rom Atlas de História Geral, da Editora Ática

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET