HISTORIANET

Mapas

Palestina e Fenícia na Antiguidade


A região ocupada pelos fenícios é uma estreita faixa de terra entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano, onde organizaram diversas cidades Estado, principalmente no litoral. Dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo, este último responsável pela formação de uma elite que, na maioria das cidades passou também a controlar o poder político.
Os mercadores exportavam pescado, vinho, azeite, madeira e a produção artesanal e ainda negociavam escravos obtidos em outras regiões. O artesanato também destacou-se, principalmente a produção de tecidos, armas, jóias, e vidros. A necessidade de obter alimentos e matérias-primas fez com que a construção naval se desenvolvesse.
A Palestina é uma faixa de terra cortada pelo Rio Jordão, banhada a oeste pelo Mediterrâneo, e delimitada pelo deserto da Arábia e pela Península do Sinai.

A principal fonte histórica sobre o povoamento da região é a Bíblia (Antigo Testamento), que narra a chegada dos Hebreus liderados por Abraão por volta de 2000 a.C., sendo que a partir de então a criação de rebanhos vai sendo substituída pela agricultura. A ocupação da Palestina por parte dos Hebreus foi um processo lento e caracterizado por vários conflitos, uma vez que outros povos -- Filisteus e Cananeus -- viviam na região.
Para os Hebreus Canaã era a Terra Prometida. Segundo sua crença, eram o povo escolhido por Deus e que deveriam ocupar as terras banhadas pelo Rio Jordão.
Três momentos mais importantes se destacam na história desse povo: O Êxodo, fuga dos hebreus do Egito para a Palestina por volta de 1250 a.C., liderados por Moisés, época em que vagaram por 40 anos pelo deserto do Sinai. O Cisma, divisão das 12 tribos hebraicas em dois reinos, no ano de 965, após a morte do rei Salomão. Ao norte formou-se o Reino de Israel e ao sul organizou-se o Reino de Judá.



A Diáspora, processo de dispersão forçada dos hebreus, principalmente no século II, quando o Imperador Adriano expulsou o povo hebreu da Palestina

Mapas retirados do cd-rom Atlas de História Geral, da Editora Ática

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET