HISTORIANET

Mapas

As Cruzadas

O período compreendido entre os séculos XI e XIII foi caracterizado por importantes mudanças, fruto da crise do sistema feudal, promovendo um processo de grande marginalização, impossível de ser absorvido pelas cidades então existentes ou que formavam-se.
As cruzadas são vistas como uma "válvula de escape" para a crise provocada pela marginalização sócio econômica. Milhares de europeus marcharam em direção à "Terra Santa" obedecendo ao chamado da Igreja Católica, mas ao mesmo tempo, movidos pelo interesse na possibilidade de saque ou de conquista de terras.
Alguns reis participaram do movimento, pretendendo o aumento de poder, numa época de crise feudal, como por exemplo na 3° cruzada, também conhecida como cruzada dos reis.





No entanto a 4° Cruzada ( 1202- 04 ) é considerada a mais importante, pois foi responsável pela "reabertura" do Mar Mediterrâneo. Esse movimento foi a primeira cruzada marítima, financiado pelo mercadores de Veneza que passaram a monopolizar o comércio com Constantinopla.





A 5º Cruzada também tornou-se muito famosa, conhecida como "Cruzada das Crianças". Acreditavam os cristãos que os jovens, inocentes, derrotariam os muçulmanos. Quando desenbarcaram em Alexandria foram vendidos como escravos.

É Importante lembrar que a "Guerra de Reconquista", na Península Ibérica, também foi um movimento cruzadísta. Partindo da idéia de luta contra os mouros, o movimento foi responsável pela expansão do cristianismo e pela formação das monarquias nacionais na região, a começar por Portugal.





Os mapas foram retirados do Atlas de História Geral da Editora Ática

Pesquisar em
1128 conteúdos

Notícias

MASP

Passagens por Paris - Arte moderna na capital do séc. XIX

Notícias

Universidades latinas atraem poucos estrangeiros

Instituições têm melhorado sua presença em rankings internacionais, mas continua

Roteiros de Aula

Ninguém tira Zero

Província elimina nota zero para proteger autoestima de alunos

Notícias

França e Alemanha lembram 100 anos da Primeira Guerra

Presidentes Hollande e Gauck homenageiam mortos nas batalhas e destacam importân

COPYRIGHT © HISTÓRIANET INTERNETWORKS LTDA

PRODUZIDO POR

SOBRE O HISTORIANET